Biografia

Quem é o Deputado Federal Luiz Antônio:

Infância Deputado Federal Luiz Antônio

Raízes

Segundo de quatro irmãos, Luiz Antônio Corrêa nasceu na cidade do Rio de Janeiro, em 27 de dezembro de 1940. Seu pai, Sr. Clóvis Corrêa da Silva, era administrador da fazenda de São Fernando, no vilarejo de Coronel Cardoso, em Valença, Sul Fluminense. "Era uma fazenda grande, com armazém de secos e molhados e tudo o mais. Mas aproximando-se a época de eu nascer, meu avô Costa Carvalho, que morava no Rio, não deixou que mamãe ficasse distante e sem cuidados médicos. Papai veio com ela para o Rio e nasci em Botafogo" – conta o deputado. Maria Sylvia, sua mãe, foi uma das primeiras mulheres a se formar na antiga Faculdade Nacional de Direito (atual UFRJ).

Raízes Deputado Federal Luiz Antônio

Em 1964, Sr. Clóvis recebe um convite para se candidatar a prefeito da cidade. Ganhou a eleição e, mesmo sem ter participado de qualquer cargo público anterior, fez um governo que deixou boas lembranças na memória dos valencianos. Assim Luiz Antônio se refere à maneira como seu pai entrou na política e se elegeu prefeito: "Foi uma surpresa. Um desses acontecimentos na vida que vão repercutir durante anos."

O município passava por um amplo processo de urbanização e, ao mesmo tempo, enfrentava dificuldades no escoamento da produção rural. Sr. Clóvis reservou espaços para o crescimento da cidade, construiu 25 escolas, fazendo chegar o ensino público nas comunidades rurais e construiu estradas. Até hoje recordam-se dele como "Prefeito Estradeiro".

"Esse foi o momento em que a vida pública entrou em nossa casa e de lá para cá se fez presente, com alegrias e tristezas, vitórias e derrotas, dificuldades e superação. E amigos. Fizemos muitos amigos e amigas na vida pública" – diz o deputado.

Formação Deputado Federal Luiz Antônio

Pé na Estrada – parte 1

Depois de formado pela Escola de Odontologia de Juiz de Fora (atual Faculdade de Odontologia da UFJF) e seguindo as trilhas abertas pelo "Prefeito Estradeiro", Luiz Antônio se elegeu prefeito em 1972. Nesse período investiu no ensino profissionalizante e aperfeiçoamento dos serviços públicos.

Elegeu-se deputado estadual por duas Legislaturas (1978 a 1982 e 1982 a 1986). Mas foi no Governo de Leonel Brizola que o deputado conheceu o Estado do Rio muito de perto. "Quando participei do Governo Brizola, uma de minhas atribuições era escolher os locais onde se construiriam os CIEPs – carinhosamente chamados de Brizolões. Este período foi muito rico, pois foi realmente quando conheci de perto todo o Estado do Rio, inclusive as região metropolitana. Os CIEPs se tornaram a maior realização educacional que o país jamais fizera antes. O projeto era generoso desde a arquitetura até a concepção de ensino em tempo integral" relembra Luiz Antônio.

Em 2000, Luiz Antônio Corrêa se elege novamente prefeito de Valença, governando a cidade de 2001 a 2005.

Formação Deputado Federal Luiz Antônio

Pé na Estrada – parte 2

"Ser representante em do nosso RJ em Brasília era algo que não me passava pela cabeça. Depois de atuar na secretaria de habitação da Prefeitura do Rio e atingir uma certa idade, imaginei que a vida político-partidária estava encerrada. Ao aceitar o convite da candidatura para deputado federal, convite feito pelos meus filhos, principalmente o André, pensei: é pé na estrada novamente! Abri minhas agendas antigas e saí pelo Estado todo, do Norte ao Sul. Esse desafio me deu um sopro de vida!" Com essas palavras o deputado conta como foi seu retorno à vida político-partidária.

Atualmente, Luiz Antônio Corrêa divide suas atividades entre Rio, Brasília e as agendas no interior do Estado. Uma de suas principais características é o contato mais direto com prefeitos, vereadores e lideranças locais. Acredita que os deputados devem estar mais próximos da realidade do povo, auxiliando os municípios a encarar os desafios para efetivar seus serviços públicos. "Sou municipalista. É ali, na ponta, das prefeituras e secretarias municipais, que conhecemos de fato o Brasil profundo, as dificuldades da população; e é ali que devemos dar apoio e buscar soluções."

Luiz Antônio é pai de quatro filhos, André, atualmente deputado estadual, Clovis Neto, engenheiro, Marcello, empresário e Saulo, vereador.

Cargos Eletivos

Deputado Federal – Estado do Rio de Janeiro
Legislatura: 2019 - atual

Prefeito do Município de Valença, Estado do Rio de Janeiro
2001–2005 e 1972-1978

Deputado Estadual - Estado do Rio de Janeiro
Legislatura: 1978-1982 e 1982-1986

Cargos não eletivos

Sub-secretário da Secretaria de Municipal de Habitação do Município do Rio de Janeiro
Governo Eduardo Paes

Sub-secretário da Secretaria de Programas Especiais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro
Governo Leonel Brizola

Presidente da Companhia Estadual de Habitação do Estado do Rio de Janeiro
Governo Leonel Brizola

Comissões na Câmara dos Deputados 2019 - atual

COMISSÕES PERMANENTES

Comisssão dos Direitos da Pessoa Idosa
TITULAR

Comissão de Viação e Transporte
TITULAR

Comissão Do Esporte
SUPLENTE


COMISSÕES TEMPORÁRIAS

Comissão De Análise das Alterações da Lei Pelé (PL 1153/19)
TITULAR

Comissão Especial do Código Brasileiro de Energia Elétrica
TITULAR

Comissão do Fundo de Desenvolvimento Econômico (PL 1440/19)
TITULAR

Formação acadêmica

ENSINO SUPERIOR:

Faculdade de Odontologia de Juiz de Fora - MG
Cirurgião-Dentista

Faculdade de Direito de Valença - RJ
Bacharel em Direito ㅤ

ESPECIALIZAÇÃO:

Universidad de Alcalá de Henares - Madrid, Espanha
Especialização em Administração Pública

Prêmios

  • Medalha Legislativa Municipal do Mérito "José Clemente Pereira" - Niterói, Estado do Rio de Janeiro
  • Título de "Cidadão Natividadense" conferido pela Câmara Municipal de Natividade, Estado do Rio de Janeiro
  • Título do "Mérito Municipal" da Câmara Municipal de Rio das Ostras, Estado do Rio de Janeiro
  • Título de "Cidadania Barra-mansense" conferido pela Câmara Municipal de Barra Mansa, Estado do Rio de Janeiro

O federal do interior e da capital

Deputado Federal Luiz Antônio

Luiz Antônio Corrêa é deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, eleito para a 56ª legislatura (2019-2023). Obteve votação em todos os municípios do Estado do Rio e em sua atividade como parlamentar privilegia o contato com as bases do interior do Estado e da Capital. Nascido em Botafogo, no Rio, Luiz Antônio foi criado e viveu quase toda sua vida no Sul Fluminense.

Começou a carreira política muito jovem, elegendo-se em 1972 prefeito da cidade de Valença-RJ. Além de prefeito de Valença por duas ocasiões, exerceu mandato de deputado estadual por duas legislaturas, em 1978-1982 e 1982-1986. Como administrador público, atuou também na Secretaria de Habitação do Estado do Rio de Janeiro, no Programa Especial de Saúde Familiar, ambos no Governo de Leonel Brizola. Foi subsecretário na Secretaria Municipal de Habitação do Rio de Janeiro.

Deputado Federal Luiz Antônio

"Minha experiência como administrador público me fez conhecer de perto os desafios que os municípios enfrentam e os problemas sofridos pela população no seu dia a dia. O objetivo do meu mandato como deputado federal é criar 'pontes' e não construir 'muros'. Devemos nos esforçar para que as políticas públicas e as soluções cheguem efetivamente àqueles que precisam."

Entre em contato