O Brasil está em alerta com o caso positivo do Coronavírus, mas não é necessário desespero. Com um pouco de atenção e cuidados, podemos evitar a contaminação por Coronavírus (Covid-19):
- O vírus se espalha como o da gripe. Quando "gotículas" da tosse, espirro e até da fala de uma pessoa doente entram em contato com os olhos, nariz ou boca de uma pessoa saudável.
- Mas não precisa deixar de sair com medo. Caso veja alguém tossir ou espirrar, por segurança mantenha uma distância de dois metros, que você estará em segurança.
- Caso seja possível, ofereça uma máscara cirúrgica, que assim a pessoa poderá tossir e espirrar à vontade e todos por perto estarão protegidos.
- Sei que é difícil, mas no geral, é uma boa ideia evitar multidões e aglomerações, porque não sabemos quem pode estar doente. Pessoas infectadas podem não demonstrar sintomas, mas são contagiosas.
- Mesmo com essas precauções, a saliva de uma pessoa doente pode chegar a outros objetos como: maçanetas, canetas, celulares, correias de trem e metrô, mouse, copos e corrimões, por exemplo.

- Caso toque acidentalmente alguma destas coisas e depois esfregar os olhos ou passar a mão no rosto, você corre o risco de contrair o Coronavírus.
- Os vírus conseguem durar até 24 horas nos objetos. A única maneira eficiente de se livrar deles é lavá-los bem com sabão ou passar álcool.
Provavelmente você agora quer saber quais os sintomas da doença causada pelo coronavírus:
- Tosse seca, febre e cansaço são os principais sintomas, porém alguns pacientes costumam sentir dores no corpo, congestão nasal, inflamação na gargante e diarreia.
- Algumas pessoas que já sofrem com outras doenças graves podem apresentar quadros de síndrome respiratória aguda grave e insuficiência renal.
- Ainda não existe tratamento específico contra o Covid-19, nome da doença provocada pelo novo coronavírus. De acordo com o Ministério da Saúde, o tratamento indicado é repouso e o consumo de bastante água.
- Também é possível que sejam prescritos medicamentos para dor e febre (antitérmicos e analgésicos) e banho quente para aliviar a dor de garganta e tosse.
- Caso você esteja com alguns dos sintomas do coronavírus, segundo a Organização Mundial de Saúde, evite sair de casa. Fique de repouso e tome bastante água. Caso os sintomas se agravem, procure um médico.
Falamos sobre os riscos e as formas de contaminação, agora vamos informar como se precaver da doença:
- Evite tocar seu rosto ou no de conhecidos. Caso seja inevitável, lave bem suas mãos e antebraço (até a altura do cotovelo) com sabão. Limpe inclusive embaixo das unhas, caso elas sejam compridas. Você também pode optar por álcool isopropílico ou álcool gel.
- Caso você esteja usando a máscara cirúrgica, descarte após um dia de uso. A validade é de apenas um dia. Também evite tocar no lado exterior da máscara se for possível.
- Não compartilhe comida, talheres, copos e toalhas. Na hora de se alimentar use uma colher para servir. Evite o contato dos seus utensílios com a comida que será divida entre as outras pessoas.
- Se usar banheiro público, evite tocar diretamente na maçaneta da porta. Use uma toalha de papel para abrir a porta. Caso não tenha uma toalha de papel no local, use o cotovelo para abrir a porta.
- E vale a pena lembrar mais uma vez: lave sempre as suas mãos com sabão antes de comer e depois de estar em público.

O Governo Federal também disponibilizou um link desmentindo uma série de fakenews: https://www.saude.gov.br/fakenews/coronavirus
Não vamos entrar em pânico, a taxa de mortalidade pelo coronavírus (Covid-19) é de 2% na China e de 0,7% nas demais localidades. Tendo os cuidados necessários, você ficará bem.