Vassouras está entre as melhores cidades para geração de energia solar no estado, mas terá que enfrentar a Aneel

Planta de energia solar da Renner em Vassouras

O deputado federal Luiz Antônio está à frente do grupo que defende a geração solar na Câmara

A abertura de uma Consulta Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para rever taxas e mudar as regras da resolução 482/2012 que trata da geração distribuída de energia elétrica, em que o consumidor produz a energia solar em sua residência por meio de painéis solares causou uma grande repercussão no setor empresarial e político.

Segundo o diretor da Alphatec, empresa de soluções em energia solar fotovoltáica, Carlos Eduardo Faria, Valença, Rio das Flores e Vassouras possuem a melhor incidência solar no Estado do Rio de Janeiro. Vassouras possui uma planta de 4 MW da varejista de moda Renner que gera energia limpa para as lojas da capital. 

“Temos várias empresas de geração solar com interesse de vir para a região, porque temos clima propício. Mais do que a questão da renda e do emprego temos que olhar para o futuro, transformar essas cidades em municípios símbolos da sustentabilidade, isso é um título intangível e uma grande conquista para o Sul Fluminense”, concluiu o diretor.

Aciva vai realizar seminário sobre o tema

Com o intuito de defender a geração de energia limpa, a Associação Comercial e Industrial de Valença (Aciva) realizará o seminário “Investimentos dos Parques Fotovoltáicos para a região de Valença”.

O evento contará com a participação do deputado federal Luiz Antônio Corrêa (PL/RJ) que fará as palestras “Visão da Câmara dos Deputados sobre a revisão da norma pela Aneel” e “Município de Valença: berço da energia solar no Estado”. Além do parlamentar, membros das empresas Goverde e BRVal – Canadian também debaterão. 

Apesar da ameaça da Aneel há empresas com projetos concretos para a região. A Solarian Energy tem um projeto em andamento em Parapeuna, distrito de Valença para gerar 2 MW e outro de 1,5 MW em Rio Flores. A Goverde, outra empresa do ramo de geração solar fotovoltáica, possui outro projeto de 3 MW, no bairro valenciano de São Bento. 

Para o deputado federal Luiz Antônio, essa união entre sociedade civil, empresários e políticos é fundamental para que a Agência entenda que a Energia Solar é uma evolução e deve crescer. “Tenho recebido muito apoio e mensagem nas redes sociais, o que mostra que a população, independente de classe, sabe que é necessário investirmos em geração limpa, porque quando chega a conta de luz e vemos a bandeira vermelha, sentimos no bolso. Além disso, a consciência ambiental é crescente”, afirma o parlamentar.

O deputado federal ainda ressalta que os centro universitários da região poderão se beneficiar. “Vassouras também é conhecida por ser uma cidade universitária. Num futuro próximo, com esse pólo de energia solar, podemos gerar núcleos de pesquisa sobre energia limpa e aumentarmos as vagas dos cursos de Engenharia”, afirma Luiz Antônio.

Comentar

HTML restrito

  • You can align images (data-align="center"), but also videos, blockquotes, and so on.
  • You can caption images (data-caption="Text"), but also videos, blockquotes, and so on.