O pedido foi levado pelo deputado federal Luiz Antônio ao presidente da Cedae
Apesar de já estarmos em 2019, milhares de famílias da região metropolitana do Rio de Janeiro não contam com água encanada e tratada nas suas casas mesmo morando em municípios localizados na Bacia do Rio Guandu. Com o objetivo de minimizar esse problema, o deputado federal Luiz Antônio levou uma comitiva dos municípios de Nova Iguaçu, Japeri e Seropédica na presidência da Cedae.
O parlamentar junto com os secretários e líderes comunitários foram recebidos pelo presidente da Companhia, Helio Moreira Cabral, que ouviu a todos e se comprometeu em ajudar.
"No curto prazo iremos atender os municípios com manobras, caminhões pipas e pequenos investimentos. No médio prazo queremos terminar as obras da Nova Estação de Tratamento de Água Guandu para que grande parte do povo da Baixada Fluminense tenha água todos os dias do ano", afirmou Helio Cabral.
O deputado federal Luiz Antônio agradeceu ao presidente da Cedae pela atenção dada aos problemas de Japeri, Nova Iguaçu e Seropédica. "Quero deixar meu testemunho que confio na palavra do governador que se comprometeu publicamente em ajudar a Baixada Fluminense na questão da água", disse o deputado federal Luiz Antônio.
Para o secretário de Ambiente de Japeri, Kerly Gustavo, a cidade tem urgência por essas obras. "Agradecemos por estarmos aqui, mas não há outro local para recorrer. Nossas escolas estão funcionando meio período por falta d'água e estamos prestes a inaugurar um hospital que vai precisar desse recurso. E quem atende Japeri, atende Seropédica e vice-versa", afirmou o secretário Kerly.
O presidente Helio Cabral agradeceu e ressaltou que é muito importante a participação dos representantes públicos, porque a empresa, que atende mais de 60 municípios, não tem como controlar todos os problemas sem o apoio dos políticos, população e lideranças populares.
O líder comunitário e pré-candidato a vereador, José "Companheiro" Joel, lembrou o apoio do deputado federal Luiz Antônio e disse que defende uma Cedae pública e de qualidade para a população, mas a empresa tem que honrar seu compromisso com a população.
Companheiro Joel, como é conhecido, é uma antiga liderança comunitária dos bairros de Lagoinha, Prados Verdes, Jardim Guandu, Santa Clara do Guandu entre outros.
Seropédica ganha abastecimento para 200 famílias
O bairro de Santa Sofia em Seropédica depois de muito tempo terá água encanada para as 200 famílias da região. O pedido foi feito à Cedae pelo deputado federal Luiz Antônio junto com o pré-candidato a vereador Max Goulart e contou com o apoio do prefeito Anabal Barbosa.
Max Goulart aproveitou o momento para agradecer ao presidente da Cedae, Helio Cabral, que deu continuidade a obra após as mudanças no Governo do Estado. O ex-vereador também lembrou da equipe da estatal que trabalhou para fazer as ligações de água nas casas.
"Agradeço a todos em nome do Almir, que é o gerente responsável por essa área do Estado". Goulart também agradeceu ao deputado Luiz Antônio e ao prefeito Anabal pelo esforço para que a intervenção não parasse.
De acordo com o deputado federal Luiz Antônio, Santa Sofia era uma mulher guerreira e sua simbologia lembra a luta dos moradores que conviveram por muitos anos com a falta de água e tendo que recorrer a poços artesianos.
Luiz Antônio também colocou seu gabinete de Brasília à disposição da cidade e ficou responsável de marcar uma reunião com os Correios para que o bairro possa ter CEP e os moradores consigam receber correspondências e encomendas.
O deputado federal também afirmou que cadastrou uma emenda parlamentar para que o município possa adquirir uma nova ambulância.
O prefeito Anabal agradeceu aos presentes e se comprometeu em asfaltar a região para que os moradores não passem mais dificuldades com poeira e lama.
Também nessa semana, o deputado federal Luiz Antônio e o ex-vereador Max Goulart estiveram na Cedae para solicitar uma obra que leve água para a parte alta do bairro. Eles foram prontamente atendidos e saíram com o compromisso da continuidade das intervenções na localidade.